segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Dicas para Gestão de Andaimes.

Visando um problema muito comum  em obras, que é a perda de peças de andaimes. Estima-se que em um contrato de locação de andaimes essa perda represente financeiramente, de 5% a 15% do valor do contrato com o fornecedor. 
Abaixo segue algumas dicas para melhorar os resultados em um contrato de locação de andaimes.



View more presentations from Maclei Soares
Ø  Um bom treinamento voltado ha conscientização dos colaboradores visando orienta-los sobre todos os procedimentos de montagem e desmontagem de andaimes, e os cuidados necessários que devem ser tomado com o patrimônio da empresa é muito importante para obter sucesso em um contrato de locação de andaimes, Abaixo segue algumas dicas primordiais para o seguimento de montagem de andaimes.

Ø  1º Cuidados com os materiais de andaimes na obra.

Ø  Esse material não deve ser liberado para a sua utilização na obra antes de ser identificado peça por peça com uma marca de tinta da cor de sua preferencia eu uso o verde fluorescente é mais fácil de identificar a distancia.
Ø  Quando em uma obra tiver mais uma empresa de andaimes prestando serviços, deve diariamente o responsável pelos andaimes inspecionar as áreas de montagem e o canteiro de obra das concorrentes, para identifica se tem algum material de sua empresa sendo utilizado pela concorrente, pois é normal que montadores de andaimes utilizem materiais existentes no campo, independente de quem seja o dono do material, eles querem ser pratico e acabar seu trabalho rápido.
Ø  Mantenha a obra limpa e arrumada, recolhendo as peças que sobraram ao final de cada etapa e devolvendo-as ao local de armazenagem.
Ø  Diariamente deve ser feito um trabalho de conscientização e vigilância dos colaboradores orientando-os a não destruírem o patrimônio da empresa, o responsável pelos andaimes deve proibir os montadores de andaimes de cortar pranchões, tubos galvanizados e seus acessórios e orienta-los a substitui-los por material adequado quando necessários.
Ø  Se existir mais de uma empresa prestadora de serviços na área de montagem de andaimes, é necessário que o local de armazenagem chamado de gaveteiro seja cercado, e os portões trancados com corrente e cadeado, evitando que, à noite ou nos finais de semana, visitantes inoportunos levem material.
Ø  Procure fazer o giro de materiais, identificando todos os pontos liberado para a desmontagem de andaimes, assim você estará economizando material .
Ø  Não mantenha uma peça danificada na obra, devolva-a á sua empresa locadora. Desta maneira, você não paga aluguel por algo que não está utilizando e evita que a mesma fique jogada no canteiro e vá para o lixo.
Ø  Muitas vezes a peça danificada é passível de conserto.

Ø  2º Cuidados na retirada e na devolução de materiais de andaimes locados.

Ø  As notas fiscais de saída e os recibos de entrada emitidos pelo fornecedor são documentos importantíssimos para o controle de quantitativos de peças retiradas e devolvidas
Ø  Faça um acompanhamento detalhado das informações constantes nesses documentos. Para tanto, é imprescindível que em toda retirada e devolução dos equipamentos um conferente do construtor e outro do fornecedor contem todas as peças e confiram com a documentação (nota fiscal de saída e recibo de entrada).
Ø  Escolha bem o conferente. Ele deve ser uma pessoa capacitada para a função, com escolaridade adequada e de confiança. Instrua o conferente sobre a importância da contagem e sobre as consequências que uma contagem mal feita pode trazer.
Ø  Não delegue a responsabilidade da conferência a pessoas sem compromisso com o processo, como, por exemplo, motoristas de transportadoras.
Foto do primeiro Flare Enclausurado do Brasil " PQU" Santo André - SP

Um comentário: