quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mercado exige certificado de Montadores de Andaimes


Uma das causas que mais levam a acidentes de trabalho são as quedas – de pessoas, equipamentos ou ferramentas – ocorridas durante as atividades nas plantas industriais. Para diminuir os riscos destes acidentes, empresas investem na instalação de acessos obedecendo a padrões de segurança, como os andaimes montados com tubos e braçadeiras.
No entanto, a montagem deste tipo de acesso exige um profissional qualificado, que tenha as habilidades necessárias para o desempenho seguro da atividade. Pensando nisso, a ABRAMAN criou uma Comissão Técnica Setorial – CTS para o desenvolvimento e implementação da ocupação Montador de Andaime, que deverá iniciar o trabalho de qualificação e certificação ainda em novembro deste ano.
André Sallada, engenheiro da Mills do Brasil, empresa que presta serviços na área de montagem de acessos, acredita que a certificação é uma necessidade do mercado. “Todas as empresas precisam melhorar a qualidade de mão-de-obra, é um investimento”, completa ele. A Mills conta com cerca de 1500 montadores de andaimes, que recebem treinamento dentro da própria empresa.
Na Unidade de Insumos Básicos da Braskem, no Pólo Petroquímico de Camaçari-BA, trabalham 150 montadores, que movimentam aproximadamente 70 mil metros de andaimes por mês. “Todos eles passaram por um treinamento de 60 horas no Senai”, explica o coordenador de Serviços de Manutenção da planta, Carlos Guilherme Castro. Esta é uma exigência da empresa, segundo Castro, para aumentar a segurança do montador e de quem vai utilizar o acesso. “Ainda assim desejamos a certificação do PNQC para nossos profissionais”, avisa o coordenador.
A ABRAMAN deve inaugurar, ainda este mês, mais dois Centros de Exames de Qualificação – CEQUAL, em parceria com o Senai, para certificar a ocupação Montador de Andaime. As novas unidades serão em Canoas-RS e Vitória-ES.


BOX
ATIVIDADES MONTADOR DE ANDAIMES:
Seguir normas e/ou procedimentos organizacionais, de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente;
Identificar, analisar e comunicar condições de risco de acidentes existentes nas atividades que serão executadas;
Observar e seguir a sinalização de segurança;
Utilizar dispositivos para a redução de riscos de acidentes incluindo os EPI e EPC indicados e necessários para as atividades que serão executadas;
Isolar e sinalizar a área de trabalho para as tarefas de montagem e desmontagem de andaime;
Selecionar (especificar, quantificar e inspecionar) o material aplicável;
Carregar, descarregar, transportar (vertical e horizontalmente) e armazenar o material aplicável;
Consultar e interpretar documentação técnica (desenhos, manuais, ordem de serviço ou padrões);
Executar atividades de montagem, desmontagem e modificações de andaimes;
Implantar os andaimes avaliando condições de apoio, prumo e suas dimensões;
Inspecionar o material utilizado, após desmontagem, e direciona-lo adequadamente (área de armazenamento, manutenção ou descarte);
Executar atividades de estaiamento (travamento) de andaimes

Adicione-me ao Skype

Nenhum comentário:

Postar um comentário